Encontrar seu produto ou serviço nos buscadores de pesquisa da Internet, ou estar entre as primeiras páginas não é uma tarefa fácil, mas é sem sombra de dúvida algo que todos almejam.
Um dos fatores que influenciam nessa questão, é o SEO (Search Engine Optimization) que significa “otimização para motores de busca”, de forma que você consegue aperfeiçoar e potencializar o posicionamento do seu site nos resultados orgânicos de sites buscadores como o Google.
Uma boa aplicação de SEO visa melhorar o seu posicionamento nos resultados orgânicos dos buscadores pois podem melhorar tanto o número de visitas quanto a qualidade dos visitantes. Por isso sugerimos dedicar um tempo especial no SEO do seu projeto para que tenha um melhor desempenho nos buscadores e consequentemente maiores números de conversões.
Aqui na Mkx mostraremos como alimentar estas informações tão relevantes para que desempenhe um excepcional SEO para cada cadastro de produto, categoria e também da loja num todo.
Siga os passos abaixo do nosso tutorial
Acesse o menu “Catálogo” > “Produtos” > “Listar ou Criar", conforme imagem abaixo. As configurações de Tittle e Description também são possíveis em outros lugares, como marcas e produtos.
Selecione o produto que queira adicionar uma configuração de SEO ou crie um novo, conforme imagem abaixo
Atenção, existem 5 principais campos que os motores de busca levam em consideração para ranquear seu site.
É exatamente o nome do produto, personalize para que seja mais atrativa para o seu potencial cliente, mas sem alterar suas palavras chaves; Você precisa ser bem detalhista sobre o que é o seu produto, de quem é, suas características principais (como: cor) e para que serve. Evite nomes padrões para seu produto, o que conta é a criatividade, afinal, quanto mais completo, mais fácil é para o seu cliente identificar se o aquele resultado de pesquisa é sobre o produto que ele está procurando.
Quando você preenche o nome do produto, automaticamente a URL é preenchida com o título do nome do produto. Importante, procure não alterar a url e evite editar as URLs com códigos que não tenham sentido para os seus clientes; Exemplo: Telefone_$41?236: >. Pois urls que não utilizem palavras e sim códigos e números são confusas tanto para os humanos quanto para os bots de busca, portanto evite.
Preencha com o máximo de informações possíveis sobre o seu produto, de modo que não fique nenhuma dúvida para o seu cliente. Aposte em tipos de fontes e cores diferentes para chamar a atenção.
Essa tag não influencia de nenhuma forma no posicionamento da página, mas é super importante pelo fato de que esse texto se encontrar embaixo do título do seu produto, chamando e influenciando o click do seu cliente. Use um texto para descrever seu produto de forma objetiva e sucinta, e acrescente um tom comercial,
Aqui você vai listar todas as palavras chaves relacionadas ao produto. A cada palavra chave nova, você deve “Adicionar um vírgula e um espaço”, conforme imagem abaixo.
E pronto, você acaba de configurar os campos de SEO!
Obs: Ajustes feitos no SEO podem levar dias ou até meses para surtir efeito nos buscadores, então não se preocupe se os ajustes que fizer não surgirem de imediato em suas buscas.
Para se aprofundar mais sobre o tema de SEO e como evoluir a sua loja nos resultados de pesquisas dos buscadores, segue algumas leituras interessantes: